quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

O nosso planeta TERRA

"A Cimeira Um Planeta, realizada em Paris, transformou-se numa ocasião para os actores económicos e financeiros anunciarem compromissos contra o aquecimento global como o abandono das energias fósseis e pressão sobre as empresas para se tornarem “verdes”. O Banco Mundial anunciou que após 2019 vai deixar de financiar a exploração de petróleo e gás. É o primeiro banco multilateral a adoptar semelhante compromisso neste sector.
No total, 237 empresas decidiram por em prática as recomendações de um grupo de trabalho do G20 para melhorarem o seu comportamento ambiental, perante o risco climático da sua actividade. Entre elas, 20 dos mais importantes bancos do mundo e 80% de gestoras de activos.
Outra iniciativa foi posta em marcha pelos responsáveis de 225 fundos de investimento de todo o mundo, que vão pressionar as 100 empresas mais poluentes a reduzirem as suas emissões e a avançarem para a transição energética.
As entidades que lançam a iniciativa "Climate Action 100+" gerem activos no valor de 26,3 biliões de dólares (cerca de 22,4 biliões de euros) e apresentaram o seu compromisso durante a Cimeira Um Planeta (One Planet Summit), promovida pelo Presidente francês, Emmanuel Macron. A cimeira contou com a presença de cerca de 50 chefes de Estado e de Governo, incluindo o primeiro-ministro português António Costa, além do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e do presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim.
A estratégia da "Climate Action 100+" é para os próximos cinco anos e prevê a publicação anual de uma informação com os avanços do grupo de empresas em questão, como a petrolífera francesa Total, a energética espanhola Gas Natural SDG e os fabricantes de automóveis Fiat e Volvo."

Num tempo em que se debate a salvação do Planeta, há quem registe algumas das belas faces  que   compõem este  planeta chamado  Terra e que se tem como nosso.

Richard Sidey,  em Expedition Photography   por  South Georgia, Falkland Islands, Antarctica, Svalbard, Greenland, Iceland e New Zealand.
Filmado com  Canon 5D Mark II e GoPro Hero HD.
Música de Ludovico Einaudi: Divenire.

Sem comentários:

Enviar um comentário