sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Cinema em Outubro


Sea Sorrow de Vanessa Redgrave
Sea Sorrow
2017 - Reino Unido - Data de estreia: 28-09-2017
Com: Vanessa Redgrave, Ralph Fiennes, Martin Sherman, Alfred Dubs, Emma Thompson
"SEA SORROW marca a estreia de Vanessa Redgrave na realização, e é uma meditação muito pessoal sobre a actual crise dos refugiados, através do olhar e da voz de activistas e crianças, misturando passado e presente, documentário e drama, numa reflexão sobre a importância dos direitos humanos.
“É impossível não ficar do lado de Vanessa Redgrave em Sea Sorrow, uma apaixonada chamada de atenção na primeira pessoa para que os governos ajudem as crianças refugiadas que chegam à Europa.” The Hollywood Reporter
“Um apelo simples e apaixonado ao fim da crise dos refugiados. Redgrave mantém o filme pessoal de uma forma sensata.” Indiewire
“Este ensaio documental de Vanessa Redgrave sobre a crise dos refugiados tem força, sinceridade e pontos de vista valiosos.” The Guardian
“Sea of Sorrow tenta fazer compreender este tema complexo e encontrar razões para ter esperança numa situação que parece eternamente desanimadora.” Screendaily
Festivais e Prémios:
Festival de Cannes – Selecção Oficial
Biografia do realizador:
Vanessa Redgrave é uma premiada actriz e activista britânica, nascida em 1937. Em 1969, recebeu no Festival de Cannes o Prémio para Melhor Actriz por “Isadora”, de Karel Reisz, para além de uma nomeação para o óscar de Melhor Actriz. Foi com “Julia”, de 1997, que venceu o óscar de Melhor Actriz Secundária. Nos últimos anos, participou em filmes como “Coriolano” (2011), de Ralph Fiennes, “Foxcatcher” (2012), de Bennett Miller e “Escritos Secretos” (2016) de Jim Sheridan. O documentário “Sea Sorrow” marca a sua estreia na realização."

A Viagem de Nick Hamm 
The Journey
2016 - Reino Unido - Data de estreia: 05-10-2017
Com: Timothy Spall, Colm Meaney, John Hurt, Freddie Highmore, Toby Stephens
"Depois de 40 anos de hostilidades na Irlanda do Norte, as principais figuras do conflito encontram-se na Igreja de Sto. André para tentarem forjar um derradeiro e duradouro acordo de paz. O sucesso desta reunião está nas mãos do fogoso lealista Ian Paisley e do antigo comandante do IRA Martin McGuinness , dois inimigos que terão de aceitar uma partilha de poder. Com as negociações em crise extrema, o par é forçado pelas circunstâncias, ou talvez pelo destino, a embarcar numa viagem de carro em conjunto. Depois de uma acesa troca de palavras, a conversa começa a evoluir e algumas rachas evidenciam-se nas suas armaduras. Vigiados pelos seus colegas em Sto. André, os dois rivais vão descobrir que não são assim tão diferentes um do outro, começando também a forjar uma possível amizade.
Biografia do realizador:
Nick Hamm é um produtor e realizador britânico. Depois de vários anos como director da Royal Shakespeare Company, venceu um BAFTA pela curta-metragem “The Harmfulness of Tobacco” (1991), baseada numa peça de Tchekhov. Para a televisão britânica realizou "Play On One", com Catherine Zeta-Jones e Colin Firth. Depois de alguns filmes televisivos, realizou, em 1998, “Martha - Meet Frank, Daniel and Laurence”, e no mesmo ano o filme “O poder da paixão”. “A Viagem” é o seu filme mais recente, e integrou a selecção oficial dos festivais de Veneza e Toronto."
A Febre das Tulipas de Justin Chadwick 
Tulip Fever
2017 - EUA, Reino Unido - Data de estreia: 12-10-2017
Com: Cara Delevingne, Alicia Vikander, Dane DeHaan, Jack O'Connell, Christoph Waltz, Zach Galifianakis, Judi Dench

"Passado  na cidade de Amsterdão, nos anos 30 do século XVII, tem como pano de fundo um período da história económica que ficou conhecido como "a Febre das Tulipas".  O argumento centra-se em Sophia, uma jovem casada com um homem muito mais velho e abastado, Cornelis Sandvoort, que após 3 anos de casamento e ainda sem sinais de herdeiro à vista, encomenda um retrato do casal ao jovem pintor Jan van Loos. Mas, assim que o artista começa a capturar a imagem de Sofia, uma tórrida paixão emerge entre ela e o talentoso pintor..."
O Sabor da Cereja de Abbas Kiarostami 
Ta'm e guilass
1997 - Irão, França - Data de estreia: 12-10-2017
Com: Ali Moradi, Afshin Bakhtiari, Abdolhossein Bagheri, Homayoun Ershadi
"Badii, um homem de meia-idade, percorre os arredores quase desertos de Teerão. Ao volante do seu carro procura, aparentemente, alguém. Várias pessoas entram no carro - um soldado, um estudante de teologia, um operário e um taxidermista, a quem faz o pedido invulgar. Badii decidiu suicidar-se e precisa de alguém que o enterre, caso seja bem-sucedido."
"Uma afirmação do poder da sétima arte contra toda a censura: é bem merecida a Palma de Ouro!" Télérama
“Kiarostami representa o mais alto nível de mestria cinematográfica.” Martin Scorsese
“O SABOR DA CEREJA é um exemplo único de beleza moral.” The Guardian
O Castelo de Vidro de Destin Daniel Cretton 
The Glass Castle
2017 - EUA - Data de estreia: 19-10-2017
Com: Brie Larson, Naomi Watts, Woody Harrelson

"Uma jovem menina atinge a maioridade numa família disfuncional de nómadas inconformados, com uma mãe que é uma artista excêntrica e um pai alcoólatra que tenta despertar a imaginação das crianças com a esperança que elas se abstraiam da pobreza em que vivem."
Porto de Gabe Klinger 
Porto 
2016 - Portugal - Data de estreia: 19-10-2017 
Com: Anton Yelchin, Lucie Lucas, Françoise Lebrun
"Jake e Mati são dois estrangeiros na cidade do Porto que tiveram uma breve, mas íntima relação. Permanece um mistério sobre os momentos que partilharam. Na busca alternada entre as recordações mais dolorosas e os momentos de maior felicidade, voltam a viver as profundezas de uma noite escondida pelas consequências do tempo."
Festivais e Prémios:
London Film Festival 2016 – Competição Primeiras Obras
Lisbon & Estoril Film Festival 2016 – Descobertas

Sem comentários:

Enviar um comentário