quarta-feira, 3 de abril de 2013

Ler em Abril



O  teu livro
“Deixa-me dizer-te, meu caro, pode bem acontecer que vás através da vida sem saber que debaixo do teu nariz existe um livro no qual a tua vida é descrita em todo o detalhe. Aquilo do qual nunca te deste conta antes, vais relembrando aos poucos, assim que comeces a ler esse livro, e encontras e descobres… alguns livros tu lês e lês e não lhe consegues encontrar qualquer sentido ou lógica, por mais que tentes. São tão “espertos” que não consegues perceber uma palavra daquilo que dizem… Mas esse livro que talvez esteja logo debaixo do teu nariz, tu lês e sentes-te como se tivesses sido tu próprio a escrevê-lo, tal como – como é que hei-de dizer ? – tal como tivesses tomado posse do teu próprio coração – qualquer que este possa ser – e o tivesse virado do avesso de forma que as pessoas o consigam ver, e descrito com todos os detalhes – tal e qual como ele é!E como isto é simples, meu Deus! Porquê, eu próprio poderia ter escrito este livro! Porquê, de facto, porquê é que eu próprio não escrevi este livro!” Fiodor Dostoievski, in “Gente Pobre”, Editorial Presença

Em Abril, Lisboa vai "Ler em todo o lado"
"Ler no jardim, no café, no mercado, na biblioteca, na farmácia, no largo, na estação, de comboio, na livraria, na rua. Com a cabeça nas nuvens, com os pés assentes na terra. Em maratona, até tarde. Ler em Lisboa. “Ler em todo o lado” é uma iniciativa entre a APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros e a Câmara Municipal de Lisboa – Bibliotecas Municipais de Lisboa que vai decorrer de 01 a 28 de Abril. 
O objectivo é “criar espaços de leitura mais ou menos convencionais”, explica Catarina Vaz Pinto, Vereadora do pelouro da Cultura. Por outras palavras, “contagiar pela leitura”, completa Susana Silvestre, Chefe de Divisão da Rede de Bibliotecas na CML. 
Para isso, foi desenvolvida uma programação que inclui lançamentos, apresentações de livros, sessões de autógrafos, leituras públicas, workshops, intervenções artísticas e encenações, maratonas de leitura, feiras de rua, exposições e promoções em alguns livros assinalados, entre muitas outras actividades.
“Ler em todo o lado” celebra ainda a Semana do Livro Infantil (1 a 7 Abril), a Semana do Livro e dos Leitores (20 a 28 Abril) e nos dias 23 e 24 de Abril, a 25ª hora com algumas livrarias abertas fora de horas. 
“Não acredito que consigamos substituir o fenómeno da leitura. Ler continua a ser absolutamente crítico em termos de formação”, refere João Alvim, sabendo no entanto que hoje “é mais fácil sentar os miúdos em frente à televisão. Compete-nos estimular as pessoas, levá-las a interessar-se pelos livros. O mundo da literatura é muito mais vasto do que os best-sellers”, afirma em jeito de crítica o presidente da APEL. 
Entre os espaços aderentes encontram-se as Bibliotecas Municipais de Lisboa e as livrarias Paulinas Multimédia, Bertrand, LeYa, FNAC, Paulus, GATAfunho, Cabeçudos, Fábula Urbis, Bisturi e Ferin. Outros espaços públicos vão participar na iniciativa. 
Esta é também uma “oportunidade para os livreiros poderem apresentar as suas actividades”, explicou Pedro Pereira da Silva Vice-Presidente da APEL, na apresentação que teve lugar na Biblioteca Municipal Palácio Galveias. 
Um olhar aberto, um convite à leitura do que nos rodeia. Um esforço conjunto para desenvolver o livro e a leitura, contribua e participe, só precisa de ler. Para acompanhar a programação e tudo sobre como “Ler em todo o lado” consulte o site http://leremtodolado.wix.com/abril. Fonte: Hardmusic

Sem comentários:

Enviar um comentário