sábado, 21 de janeiro de 2012

Viver é acreditar

« (…) gosto da palavra “acreditar”. Normalmente, quando se diz “eu sei”, não se sabe, acredita-se. Eu acredito que a arte é o único tipo de actividade pela qual o homem enquanto tal se manifesta como verdadeiro indivíduo. Apenas através dela ele pode ultrapassar o estado animal, porque a arte é uma abertura para lugares onde não domina nem o tempo nem o espaço. Viver é acreditar; pelo menos é o que eu acredito.»
Marcel Duchamp, “Duchamp du Signe”, Flammarion, 1994

2 comentários:

  1. Mais do que acreditar, viver é sobretudo desejar, desejar sempre. Subir mais alto! Pois sem desejo, consciência autista da necessidade, sem o fulgor que a criação do desejo transfigura, viver, o viver em si, o deixar escorrer a vida pode não passar de uma condicionante do estar, e por aí restar unicamente. Para lá da filosofia, dos conceitos que o tema envolve neste campo, estamos quase concordantes com Marcel Duchamp no respeita à Arte.

    ResponderEliminar
  2. "Viver é acreditar; pelo menos é o que eu acredito." Acreditar é usar a fé que move o sobrenatural, é saber que o amanhã existe, todavia, você apenas vai vivendo o hoje sempre e desejando o amanhã. Vivendo e conhecendo-se aos poucos, mergulhando no profundo dos pensamentos e fazendo-se presente nos acontecimentos. Não se omitir de SER, participar e deixar-se viver os bons momentos ou aqueles em que nos fazemos coluna para alguém, sendo assim, já valeria muito.

    ResponderEliminar