terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O declínio do cérebro

Especialistas procuram mudanças iniciais que indiquem Alzheimer
"Um estudo conduzido ao longo de dez anos (entre 1997 e 2007), pela University College de Londres (UCL), indicou que as funções do cérebro podem começar deteriorar-se a partir dos 45 anos. A investigação foi publicada na revista «British Medical Journal».
Entre mulheres e homens com idades entre 45 e 49 anos, os cientistas perceberam um declínio no raciocínio mental de 3,6 por cento, contrariando estudos anteriores que indicavam que o declínio cognitivo seria depois dos 60.
Os cientistas avaliaram a memória, o vocabulário e as habilidades cognitivas – de percepção ou de compreensão – de quase 5,2 mil homens e 2,2 mil mulheres entre 45 e 70 anos, todos, funcionários públicos britânicos.
Os resultados demonstraram uma queda da memória e da cognição visual e auditiva, mas não se verificou o mesmo relativamente ao vocabulário. Em indivíduos entre 65 e 70 anos, o declínio mental foi de 9,6 por cento nos homens e 7,4 por cento nas mulheres.
Para os cientistas, isso quer dizer que a demência não é um problema exclusivo da velhice, e sim um processo que se desenrola ao longo de duas ou três décadas e o importante é identificar os riscos precocemente.
As funções cognitivas estão ligadas a hábitos e estilo de vida, através de factores como o fumo e a falta de exercício físico. Para a Sociedade contra o Alzheimer, o estudo mostra a necessidade de mais conhecimento das mudanças no cérebro que sinalizam o problema. Adoptar uma dieta saudável, não fumar, manter o colesterol e a pressão do sangue sob controlo – reduzem o risco de demência, segundo a sociedade." Fonte: Ciência Hoje em 2012-01-06

1 comentário:

  1. Muito importante!... Bem haja, por ter focado o assunto!... O cérebro, a massa encefálica, diminui de peso e consequentemente de funções ao longo da vida, nuns mais cedo do que outros. (Atenção às forças genéticas hereditárias, também!...) O seu delínio começa de modo incipiente depois dos 35 anos, embora existam casos mais precoces. Dos 40 anos para diante, de um modo geral muita da actividade cerebral já se perdeu, embora a distração de quem nos observa ou deveria observar não o marque, não nos advirta. E o exercício mental também o disfarça, quando praticado quotidianamente... Mas, que a actividade cerebral enfraquece, disso não tenhamos dúvidas. Em jeito de epítome... As demências iniciam-se a maioria das vezes antes de as conhecermos, antes de aparecerem sinais de diagnóstico. Em tudo há excepções, e aqui a natureza também as assinalou. Enfim!... Todo o tema daria para uma larga dissertação. É importante exercitar a memória, sempre, de uma forma ordenada, consistente, sistemática, diária. A chamada preguiça mental "clama" pela demência, pela perca de capcidades cognitivas. E quanto às reformas antecipadas, essas contribuem muito para isso!...

    ResponderEliminar